O que é o empreendedorismo e a inovação?

O que é o empreendedorismo e a inovação

O que é o empreendedorismo e a inovação?

Empreendedorismo se refere ao processo de desenvolvimento de novos empreendimentos comerciais ou de crescimento dos já existentes.

No centro desta atividade estão os empresários: indivíduos inovadores e que assumem riscos que procuram gerar mudanças e novas oportunidades, tanto para si próprios como para as comunidades empresariais em que operam.

Os empreendedores desempenham um papel importante no início, comércio e crescimento econômico em muitas nações.

O empreendedorismo pode ser entendido em uma análise de novas oportunidades e ideias de empreendimento, bem como construção e avaliação de características empreendedoras.

A inovação é um pré-requisito importante para obter uma vantagem competitiva e construir um negócio forte e sustentável.

As empresas modernas e prósperas exigem níveis constantes de inovação.

Conceitos de inovação e empreendedorismo

Nos últimos anos, surgiu uma linguagem que traz consigo uma grande dose de esperança e otimismo.

Empresa, empreendedorismo e inovação são apenas três dos termos usados, muitas vezes de forma intercambiável, mas com muito pouco entendimento e clareza.

Quer esta linguagem tenha ou não no seu cerne os processos que vão conduzir à salvação das empresas e das organizações, o que se garante é que o progresso só será alcançado se houver maior clareza nesta área.

O empreendedorismo é frequentemente visto como um fenômeno de pequenas empresas / novos empreendimentos, mas cada vez mais está sendo aplicado no setor corporativo.

Inovação é outro termo muito usado que, infelizmente, tem vários significados associados.

O objetivo deste artigo é explorar os tópicos de empreendedorismo e inovação, particularmente da perspectiva da organização maior, a fim de esclarecer o uso dos termos.

É importante que essa clareza exista, já que a linguagem está no cerne do desempenho e do sucesso individual, empresarial e organizacional.

A confusão e a incerteza atuais levam a níveis mais baixos de produção competitiva.

O que é inovação?

Inovar é aplicar sua criatividade para ter uma ideia ou solução única. É uma invenção tecnológica, que permite que as peças façam o que não podiam fazer anteriormente.

Você tem um motor, rodas e eixos e os junta para inventar um carro. O progresso depende da inovação e grandes inovadores podem enriquecer.

O que é empreendedorismo?

O empreendedorismo, ao contrário, é aplicar a inovação para dar vida às ideias. É uma invenção social, que permite que as pessoas façam o que não podiam fazer anteriormente.

Os empreendedores agarram a oportunidade de lucrar com a inovação. Eles criam negócios e impulsionam a inovação.

O progresso depende do empreendedorismo e grandes empreendedores ficam ainda mais ricos do que grandes inovadores.

Conclusão? Talvez.

Os empreendedores devem avaliar suas competências individuais e as de sua organização para entender melhor como preencher as lacunas de competência e construir competências coletivas e essenciais.

Os conceitos de inovação e empreendedorismo estão inegavelmente inter-relacionados:

A inovação é a ferramenta específica dos empreendedores, o meio pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio diferente ou um serviço diferente. É capaz de ser apresentado como uma disciplina, capaz de ser aprendido, capaz de ser praticado. Os empreendedores precisam buscar propositalmente as fontes de inovação, as mudanças e seus sintomas que indicam oportunidades de inovação bem-sucedida. E eles precisam conhecer e aplicar os princípios da inovação bem-sucedida. (Drucker, 1985, p. 19).

Inovação e Espirito Empreendedor: Prática e Princípios – Trecho do livro de Peter Drucker, 1985

Para finalizar por enquanto nesse post…

O empreendedorismo e a inovação desempenham papéis vitais na criação e exploração do conhecimento para gerar valor e impulsionar o desenvolvimento econômico, social, tecnológico e organizacional sustentável.

Leia mais sobre a importância do empreendedorismo.

Os processos e comportamentos centrais para o empreendedorismo e a inovação são igualmente importantes para empreendimentos novos e em estágio inicial, e dentro das organizações existentes.

Redação

Nossa equipe de redatores são especialistas no nosso nicho de atuação. Falamos sobre marketing, empreendedorismo, inovação, empresas que ajudam comunidades e muito mais.