Como criar persona no marketing em 4 etapas

Como criar persona no marketing em 4 etapas

Como criar persona no marketing em 4 etapas

Existem muitas maneiras de criar personas de marketing. Pode parecer intimidador e opressor, e é por isso que alguns profissionais de marketing desistem totalmente ou acabam com personas malformadas que não fornecem os insights de que precisam.

Não queremos que você fique preso, então dividimos o processo em etapas simples que o tornam mais fácil. Antes de começar, prepare-se para anotar nossa forma de criar personas de marketing.

Como Criar Personas de Marketing em 4 Passos

Este modelo guiará suas conversas com os clientes e ajudará você a criar suas personas finalizadas.

Defina metas e prazos para que você não se perca no tempo e disponha de um tempo excessivo nessa tarefa.

Veja como criar metas inteligentes.

Etapa 1: converse com as pessoas.

Tudo começa com uma fase de pesquisa. Mesmo que você tenha um relacionamento de longa data com seus clientes, é importante eliminar as suposições e ir diretamente à fonte para entrevistá-los sobre quem são e do que precisam.

Advertência: se você tem uma base de clientes estabelecida, está em uma posição ideal. Se você está apenas começando e trabalhando na adequação do produto ao mercado, procure pesquisas, estudos e outras pesquisas relevantes que possam lhe fornecer percepções semelhantes. 

Primeiro, você identificará as informações que deseja obter de seus clientes. Para fazer isso, dê uma olhada nas entradas que incluímos no modelo:

  • Nome
  • Idade
  • Sexo (se aplicável)
  • Cargo (se aplicável)
  • Canais (onde você pode se conectar a eles)
  • Pontos de dor (as barreiras para o que eles querem / precisam)
  • Como seu produto / serviço ajuda a resolver seus problemas (as mensagens que você deseja que seu conteúdo entregue)

Essas são as informações essenciais de que você precisa para criar suas personas e pode usar esses atributos para moldar as perguntas que fará às pessoas. Claro, dependendo do seu negócio exclusivo, você pode adicionar ou ajustar essas entradas conforme achar necessário. (Por exemplo, se você é uma marca de maquiagem, também pode querer saber em quais produtos sua demonstração provavelmente fará alarde.) Dito isso, tente manter suas perguntas simples.

Veja esse manual sobre como criar perguntas simples da QuestionPro.

Em seguida, comece a pesquisar, estender a mão e documentar suas descobertas. Você pode fazer perguntas por meio de bate-papos, ligações e e-mails pessoais. Você pode vasculhar pesquisas com clientes ou feedback online. (Também é útil incluir vendas e atendimento ao cliente neste estágio, já que essas são as pessoas que têm contato mais direto com seus clientes e podem transmitir feedback.)

Seu objetivo é reunir o máximo de informações possível sobre seus clientes para que você possa criar as personas mais relevantes e precisas.

Etapa 2: consolide suas respostas.

Se você fez sua pesquisa exaustivamente, provavelmente tem muitas informações excelentes – ênfase em muitas . Depois de coletar suas respostas, reúna sua equipe para agrupar, consolidar e categorizá-las. Liste todos os pontos problemáticos que os clientes identificados, suas idades etc. Você refinará mais tarde, mas agora deseja ter uma visão geral.

Durante esta fase, você provavelmente começará a identificar os temas comuns ou mesmo frases nas respostas das pessoas. Você pode até se surpreender ao ver pessoas identificando desafios que você não considerou antes. Esses são os melhores insights para desenvolver personas de marketing bem elaboradas e ponderadas.

Etapa 3: Escreva um rascunho.

Bloqueie uma hora ou 90 minutos, dependendo de quão rápido você se move e quantas personas você está tentando mapear. Você também pode querer colocar isso no quadro branco primeiro para ajudar sua equipe a manter o foco.

Primeiro, identifique quantas personas você vai criar. Seu negócio e seus objetivos devem ditar isso. Recomendamos a criação de 3-5 personas – mais do que isso, você provavelmente está saindo do curso. (Quando fizemos isso para a coluna cinco, criamos três personas diferentes e as imaginamos como indivíduos que trabalham na mesma organização, mas em níveis diferentes de antiguidade).

Em seguida, comece a identificar seus segmentos de público.

  • Nome: Dê a cada pessoa um nome relevante.
  • Idade: você provavelmente incluirá um intervalo aqui (por exemplo, 25-35).
  • Sexo: inclua se aplicável.
  • Título do trabalho: Incluir, se aplicável. Em vez disso, você pode querer identificar outra característica definidora.
  • Canais: identifique onde eles passam mais tempo online.
  • Pontos de dor: você provavelmente tem uma lista significativa de pontos de dor. Para restringi-los e consolidá-los, tente identificar três pontos / temas problemáticos mais populares.
  • Como seu produto / serviço ajuda a resolver seus problemas: Isso deve abordar diretamente os principais pontos problemáticos que você descreveu. Digamos que você esteja promovendo o Yum Snackz, um lanche infantil saudável, para as mães. Se um dos maiores problemas da mamãe é a falta de tempo para preparar alimentos saudáveis, você pode falar sobre a conveniência imediata de seu produto.

No final, você deve ter um grupo definido de personas que são específicas e distintas.

Etapa 4: finalize suas personas.

Uma vez que você tenha suas personas “rudes”, é hora de examiná-las. Divulgue suas personas para obter feedback de pessoas relevantes (por exemplo, sua equipe de vendas ou equipe de marca) e refine conforme necessário.

Você também pode usar as informações que destilou para cada persona para criar uma história simples (apenas um parágrafo ou mais) que captura quem é o cliente-alvo. Isso pode realmente ajudar a dar vida às suas personas e torná-las “grudadas” na mente das pessoas.

Vamos voltar às nossas personas para Yum Snackz. Esta é a aparência de uma história pessoal:

Sara é uma mãe suburbana de 35 anos de meninos gêmeos que são super exigentes com a comida. Ela tem um estilo de vida ativo e deseja alimentar seus filhos com alimentos saudáveis. Mas, como dona de uma loja popular da Etsy, ela não tem tempo nem energia para fazer lanches caseiros para o almoço da pré-escola. Enquanto esperava em seu carro antes da retirada da escola, ela estava navegando no Instagram e viu um de seus blogueiros de estilo de vida favoritos postar sobre como Yum Snackz é popular com seus próprios filhos. Sara fez uma anotação para comprar alguns em sua próxima corrida ao supermercado, e ela tem sido uma fã desde então. Uma vez que Yum Snackz é perfeitamente repartido e fácil de tomar em movimento, ela pode dar aos meninos a nutrição de que precisam, sem ter que pensar nisso. Além disso, a variedade de sabores deliciosos permite que cada garoto mimado escolha seu favorito – sem luta. A verdade é que Sara ama Yum Snackz tanto que mantém um em sua bolsa de ioga – para o caso de precisar de uma solução rápida. Mas não diga isso aos meninos ou os lanches desaparecerão em um piscar de olhos. 

Depois de fazer suas edições e obter a aprovação final, você pode memorizá-las no modelo, Google Docs, uma planilha do Excel – o que funcionar para sua equipe. Apenas certifique-se de revisar e atualizar regularmente as personas, especialmente sempre que você fizer alterações em sua estratégia de conteúdo.

Redação

Nossa equipe de redatores são especialistas no nosso nicho de atuação. Falamos sobre marketing, empreendedorismo, inovação, empresas que ajudam comunidades e muito mais.