A importância do empreendedorismo

A importância do empreendedorismo

A importância do empreendedorismo

A inovação é importante no empreendedorismo. No mundo altamente competitivo em que vivemos, ideias inovadoras são o que o separarão do resto. Seu objetivo não é construir apenas uma startup média, certo?

Para criar um produto excepcional, uma marca forte e construir sua rede de clientes, você precisa inovar. Inovação nem sempre significa criar algo novo: os inovadores muitas vezes pegam algo que já existe, melhoram, modificam, tornam melhor e tornam o melhor para seus clientes. Ides inovadores são o que tornarão uma startup competitiva.

Ser inovador não acontece da noite para o dia: requer tempo e esforço para criar algo verdadeiramente inovador que faça a diferença. Inovação e criatividade caminham juntas quando falamos de empreendedorismo.

Aqui você pode encontrar sete ótimas maneiras de olhar para a inovação, a fim de entender sua importância no empreendedorismo, educação, execução de ideias, conhecimento e muito mais.

Temos um artigo que fala sobre o que é empreendedorismo e inovação.

Lá você pode ler mais sobre como diferenciar um do outro e ao mesmo tempo entender que andam juntos.

Como nosso foco hoje é na importância do empreendedorismo, ficaremos mais nesse tema.

O empreendedorismo é importante por uma série de razões, desde a promoção da mudança social até o incentivo à inovação.

Os empreendedores são frequentemente vistos como ativos nacionais a serem cultivados, motivados e remunerados na medida do possível.

Na verdade, algumas das nações mais desenvolvidas, como os Estados Unidos, são líderes mundiais devido à sua inovação, pesquisa e indivíduos empreendedores com visão de futuro.

Grandes empreendedores têm a capacidade de mudar a forma como vivemos e trabalhamos, em bases locais e nacionais.

Se bem-sucedidas, suas inovações podem melhorar os padrões de vida e, além de criar riqueza com empreendimentos empresariais, também criam empregos e contribuem para uma economia em crescimento.

A importância do empreendedorismo não deve ser subestimada.

Principais vantagens do empreendedorismo

O empreendedorismo é importante, pois tem a capacidade de melhorar os padrões de vida e criar riqueza, não só para os empresários, mas também para negócios relacionados.

Os empreendedores também ajudam a impulsionar a mudança com inovação, onde produtos novos e aprimorados permitem o desenvolvimento de novos mercados.

Muito empreendedorismo (ou seja, alto emprego autônomo) pode ser prejudicial para o desenvolvimento econômico.

Empreendedores estimulam o crescimento econômico

Novos produtos e serviços criados por empreendedores podem produzir um efeito cascata, onde estimulam negócios ou setores relacionados que precisam apoiar o novo empreendimento, promovendo o desenvolvimento econômico.

Por exemplo, algumas empresas de tecnologia da informação constituíram a indústria de TI na Índia durante a década de 1990. A indústria se expandiu rapidamente e muitos outros setores se beneficiaram dela.

Negócios em setores associados – como operações de call center, empresas de manutenção de rede e fornecedores de hardware – floresceram.

Os institutos de educação e treinamento criaram uma nova classe de trabalhadores de TI, aos quais foram oferecidos empregos melhores e bem pagos.

Da mesma forma, os esforços de desenvolvimento futuro em outros países exigem um suporte logístico robusto, investimentos de capital e uma força de trabalho qualificada.

Do programador altamente qualificado ao operário da construção civil, o empreendedorismo beneficia grande parte da economia. Somente nos EUA, as pequenas empresas criaram 1,6 milhão de empregos líquidos em 2019.

Empreendedores aumentam a renda nacional

Os empreendimentos empreendedores ajudam a gerar novas riquezas. Os negócios existentes podem permanecer confinados aos mercados existentes e podem atingir um limite em termos de receita.

Produtos, serviços ou tecnologia novos e aprimorados de empreendedores permitem que novos mercados sejam desenvolvidos e novas riquezas sejam criadas.

Além disso, o aumento do emprego e os rendimentos mais elevados contribuem para uma melhor renda nacional na forma de maiores receitas fiscais e maiores gastos do governo.

Essa receita pode ser usada pelo governo para investir em outros setores em dificuldade e capital humano.

Embora isso possa tornar alguns participantes existentes redundantes, o governo pode suavizar o golpe redirecionando o excedente de riqueza para retreinar os trabalhadores.

De acordo com a US Small Business Administration, existem 31,7 milhões de pequenas empresas nos Estados Unidos em 2019.

Empreendedores criam mudanças sociais

Ao oferecer produtos e serviços exclusivos , os empreendedores rompem a tradição e reduzem a dependência de sistemas e tecnologias obsoletos. Isso pode resultar em uma melhor qualidade de vida , melhor moral e maior liberdade econômica.

Por exemplo, o abastecimento de água em uma região com escassez de água, às vezes, força as pessoas a parar de trabalhar para coletar água. Isso afetará seus negócios, produtividade e receita.

No entanto, com um projeto como o programa RAPID da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional no Quênia, uma bomba automática e inovadora movida por sensores inteligentes enche os recipientes de água das pessoas automaticamente, garantindo que mais de 184.000 pessoas agora tenham acesso melhorado a água potável limpa e segura.

Esse tipo de inovação garante que as pessoas possam se concentrar em seus trabalhos sem se preocupar com uma necessidade básica como a água. Mais tempo para se dedicar ao trabalho se traduz em crescimento econômico.

Para um exemplo mais contemporâneo, smartphones e aplicativos revolucionaram o trabalho e a diversão em todo o mundo.

Os smartphones não são exclusivos de países ou pessoas ricas, já que mais de 5 bilhões de pessoas possuem dispositivos móveis em todo o mundo.

Conforme o crescimento do mercado de smartphones continua, o empreendedorismo tecnológico pode ter um impacto profundo e duradouro no mundo.

Além disso, a globalização da tecnologia significa que os empresários nos países em desenvolvimento têm acesso às mesmas ferramentas que seus colegas nos países desenvolvidos.

Eles também têm a vantagem de um custo de vida mais baixo , de modo que um jovem empresário de um país em desenvolvimento pode competir com um produto multimilionário de um país desenvolvido.

Desenvolvimento comunitário

Empreendedores regularmente fomentam empreendimentos de outras pessoas com ideias semelhantes. Eles também investem em projetos comunitários e fornecem suporte financeiro para instituições de caridade locais. Isso permite um maior desenvolvimento além de seus próprios empreendimentos.

Alguns empresários famosos, como Bill Gates, têm usado seu dinheiro para financiar boas causas, desde a educação à saúde pública.

As qualidades que tornam alguém um empreendedor podem ser as mesmas que ajudam a motivar os empreendedores a pagar por meio da filantropia, em um capítulo posterior da vida.

Redação

Nossa equipe de redatores são especialistas no nosso nicho de atuação. Falamos sobre marketing, empreendedorismo, inovação, empresas que ajudam comunidades e muito mais.